Neoliberalismo, organismos multilaterais e educação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2025.v20.47173Resumo
O neoliberalismo, enquanto uma nova razão do mundo que define nossa forma de viver, sentir, pensar e desejar, adentrou todas as áreas da vida em sociedade, inclusive a educação. Enquanto um modelo hegemônico, foi preciso a intervenção de grandes organismos internacionais para a implementação dos valores de mercado em todas as esferas da vida. Na educação não foi diferente. Aliás, ganhou mais força ao instaurar valores como tecnologias da informação e da comunicação, globalização, competências, sociedade da informação, empregabilidade, autonomia, trabalho em equipe, flexibilidade, exclusão social, concorrência, capital social etc. Enquanto uma nova ordem hegemônica, vemos a exigência de uma eficácia educacional avaliada por meio de resultados obtidos em testes padronizados internacionalmente. Para conseguir bons resultados, os países adequam a escola para subirem no ranking internacional educacional. Esse artigo coloca em questão se há uma melhoria na educação ao se seguir o que se denomina uma nova ordem educativa mundial.
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