Na escola vejo cores:

Identidades de mulheres negras, reflexões sobre o ‘eu’ e os ‘outros’!

Autores

  • Adriana Vaz Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-2172-3008
  • Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi Professora de Arte da Rede Municipal - Curitiba/PR e Araucária/PR https://orcid.org/0000-0002-4235-2608
  • Silvana Mendes Schuindt Professora e pedagoga licenciada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2022.v17.38092

Resumo

O artigo apresenta narrativas de mulheres negras sobre seus processos formativos no âmbito da educação e ensino; elucida as similitudes entre o método (auto)biográfico e a autoetnografia. Dentre o aporte teórico, destaca-se os autores (as) que abordam sobre o racismo, interseccionalidade e feminismo negro. Em que se problematiza: Quais experiências sobre a identidade para si são compartilhadas por mulheres negras em seus percursos formativos a partir de seus relatos pessoais em diferentes temporalidades históricas? As mulheres negras durante o processo de escolarização e no âmbito da formação em nível superior, sentiam-se excluídas pela sensação de não pertencimento ao grupo, o que implicava em uma discriminação interseccional. A abordagem da autoetnografia permite que o(a) pesquisador(a) ao falar de si fortaleça sua identidade, pois assume uma postura reflexiva sobre seu percurso docente, compartilhando sobre as diferentes formas de discriminação que configuram suas histórias de vida alinhadas ao contexto histórico e social, e marcado pelo racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.

Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi, Professora de Arte da Rede Municipal - Curitiba/PR e Araucária/PR

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná -UFPR (2022); é Especialista em arte-educação pela IBPEX- Uninter (2006) e graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2005). Professora de arte na Escola Municipal Professora Maria Neide Gabardo Betiatto em Curitiba/PR e Formadora em Educação para as Relações Étnico-Raciais no Departamento de Ensino Fundamental em Araucária/PR. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Cênicas e formação de professores.

Silvana Mendes Schuindt, Professora e pedagoga licenciada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Atualmente é estudante do curso de doutorado, na linha de história e historiografia da educação (UFPR), professora e pedagoga licenciada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. É especialista em: Educação das Relações Étnico-Raciais (UFPR), História, Arte e Cultura (UEPG), Educação a Distância e Novas Tecnologias (FAEL), Mídias Integradas na Educação (UFPR) e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UNINTER). Possui graduação em Pedagogia (PUCPR) e em História e Filosofia (UNINTER). Atuou como bolsista de pesquisa (PIBIC) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná na área de História da Educação, como tutora em curso de extensão pela UFPR - CIPEAD na área de Educação das Relações Étnico-Raciais, como professora na Rede de Ensino de São José dos Pinhais e como professora e tutora do curso de Pedagogia presencial, semi-presencial e EaD do Centro Universitário Internacional UNINTER, também já atuou como assessora técnico-pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Curitiba e da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Downloads

Publicado

2022-12-23