El derecho humano a la educación en el tratamiento penitenciario basado en la resocialización:
una mirada desde la realidad Argentina
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2021.v16.33733Resumo
Resumo
O presente texto visa informar e conscientizar a sociedade sobre a educação como um direito de cada morador do mundo, bem como dar a conhecer os diversos fatos que ocorrem em seu entorno dentro das prisões, dificultando e impossibilitando a continuidade dos estudos. daqueles que lá residem; informar, igualmente, a realidade educacional com a qual se ingressa e posteriormente se vive nas prisões argentinas; observando a importância dos centros educacionais dentro e fora das prisões para a continuidade dos estudos dos detidos; compreender o papel do Estado e do Serviço Penitenciário em termos de controle e direitos; as diferentes ações judiciais das pessoas privadas de liberdade de exercê-las, a visão social de seus direitos e garantias; o lugar que a educação ocupa em termos de ressocialização e sua distinção de tratamento.
Palavras-chave: prisão, tratamento, ressocialização, direito à educação.