O tema do refúgio nos livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2020.v15.30467Resumo
O ensino de Sociologia, como componente curricular do ensino médio, baseia-se em critérios didáticos e pedagógicos que devem estar em consonância com os parâmetros e diretrizes curriculares estaduais e nacionais no processo de ensino e aprendizagem. A adequação a estes documentos é um critério fundamental para a seleção dos livros didáticos que serão disponibilizados a docentes e discentes em sala de aula por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático). A partir da seleção de três livros didáticos aprovados pelo PNLD no ano de 2018, “Sociologia Hoje”, “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia”, e “Sociologia”, o trabalho analisa como o tema do refúgio, que envolve conceitos fundamentais das três áreas que compõem a disciplina de Sociologia, é abordado nestes instrumentos, de modo a compreender se este é um tema considerado como relevante no instrumento didático, ou ainda que seja um tema de fundamental importância na atualidade, está ausente nas discussões nas aulas de Sociologia mediadas pelo livro didático.