O tema do refúgio nos livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2018

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2020.v15.30467

Resumo

O ensino de Sociologia, como componente curricular do ensino médio, baseia-se em critérios didáticos e pedagógicos que devem estar em consonância com os parâmetros e diretrizes curriculares estaduais e nacionais no processo de ensino e aprendizagem. A adequação a estes documentos é um critério fundamental para a seleção dos livros didáticos que serão disponibilizados a docentes e discentes em sala de aula por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático). A partir da seleção de três livros didáticos aprovados pelo PNLD no ano de 2018, “Sociologia Hoje”, “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia”, e “Sociologia”, o trabalho analisa como o tema do refúgio, que envolve conceitos fundamentais das três áreas que compõem a disciplina de Sociologia, é abordado nestes instrumentos, de modo a compreender se este é um tema considerado como relevante no instrumento didático, ou ainda que seja um tema de fundamental importância na atualidade, está ausente nas discussões nas aulas de Sociologia mediadas pelo livro didático.

Biografia do Autor

Beatriz de Melo Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2020-12-15