O Popular Urbano Esquadrinhado: Uma homenagem crítica aos trinta anos da obra “Getúlio da Paixão Cearense”, de José Miguel Wisnik

  • Dmitri Cerboncini Fernandes Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCSO-ICH-UFJF)

Resumo

Este artigo toma como mote o diálogo com um ensaio que marcou época nos escritos sobre música popular, o Getúlio da Paixão Cearense, de José Miguel Wisnik. Não se trata, no entanto, de texto laudatório; embasado em achados sócio-históricos provenientes de materiais caros a uma bibliografia mais atualizada, questiono os limites epistemológicos e teóricos das asserções centrais de Wisnik e, por conseguinte, de toda uma gama de estudos que ainda hoje, trinta e um anos após o ensaio vir a lume, se escoram em argumentos do mesmo tipo. Demonstro por meio da análise de eventos aparentemente secundários e de personagens relegados ao esquecimento que o ensaio de Wisnik acaba não esclarecendo a situação analisada, mas incorrendo nos mesmos equívocos que ele havia assinalado.

Biografia do Autor

Dmitri Cerboncini Fernandes, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCSO-ICH-UFJF)

Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH-USP), Doutor em Sociologia (PPGS-FFLCHUSP e EHESS-Paris) e Pós-Doutor em História Social (PPGHS-FFLCH-USP). 

Publicado
2015-03-26