Vamos musicalizar?
o papel da musicalização na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.44943Palavras-chave:
Criança, Musicalização , Educação infantilResumo
O artigo objetiva compreender qual o papel da musicalização na Educação Infantil. Definida como a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em suas dimensões físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. A abordagem metodológica utilizada no estudo é de natureza qualitativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica desenvolvida por meio de uma revisão de literatura integrativa. Foram realizadas pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ademais, foram pesquisados os principais documentos que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil e como a linguagem musical está contemplada nestes documentos. Os resultados da pesquisa compreendem que o papel da musicalização na Educação Infantil é um potencializador do desenvolvimento cognitivo, uma vez que estimula as capacidades sensoriais, motoras, auditivas, criativas, afetivas, sociais, entre outras.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A.; WAJSKOP, G. Educação infantil creches: atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1999.
ANHAIA, M. H. F.; MARIANO, M. L. A importância da música na Educação Infantil. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021022, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16743. Acesso em: 22 ago. 2023.
BONATO, A.R.S. A música na educação infantil: vozes dos professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021.
BORGES, S. M. A musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil. Revista Científica UBM, Barra Mansa, v. 21, n. 40, p. 40-57, 2019. Disponível em: https://revista.ubm.br/index.php/revistacientifica/article/view/935. Acesso em: 21 ago. 2023.
BOURSCHEID, C. C. Encontros entre música e pedagogia: compondo juntos uma convivência estético-poética na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
BRASIL. Decreto nº 1.331-A de 17 de fevereiro de 1854. Aprova o regulamento para a reforma do ensino primário e secundário do Município da Côrte. Coleção de Leis do Império do Brasil, v. 1, p. 45, 1854. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html. Acesso em: 05 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 5692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Coleção de Leis do Brasil, v. 5, p. 59, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 05 ago. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 11769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 05 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia prático musicalização infantil: a educação musical na infância. Brasília: MEC, 2021.
BRITO, T. A. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.
CAMPOS, R.; BARBOSA, M. C. S. BNC e educação infantil: quais as possibilidades? Revista Retratos da Escola, Brasília, V. 9, n. 17, p. 353-366, 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/585/659. Acesso em: 31 jul. 2023.
CARVALHO, A. M. A.; PEDROSA, M. I.; ROSSETI-FERREIRA, M. C. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTRO, K. R. S. A linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na Educação Infantil: um estudo na Unidade Básica Bernardina Spíndola. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
DUARTE, R. A construção da musicalidade do professor de educação infantil: um estudo em Roraima. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
FOSSATTI, E. C., MOZATTO, A.B.; MORETTO, C.F. O uso da revisão integrativa na Administração: um método possível? Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 55-72, 2019. Disponível em: http://recc.cra-pr.org.br/index.php/recc/article/view/169. Acesso em: 10 ago. 2023.
HABOWSKI, C. A.; CONTE, E. A música na Educação Infantil: (re)descobrindo sentidos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 444-469, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5691. Acesso em: 23 ago. 2023.
ILARI, B. S. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, p. 7-16, 2003. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed9/revista9_artigo1.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
KASTEIN, V. R. B.; PACÍFICO, M. A formação musical na educação infantil: a questão docente e as possibilidades da musicalização. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 143–157, 2018. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1196. Acesso em: 05 ago. 2023.
KUHLMANN, M. Infância e educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MARTINS FILHO, A. J. Culturas da Infância: traços e retratos que as diferenciam. In: MARTINS FILHO, A. J. (org.); TRISTÃO, F. C. D.; RECH, I. P. F.; AGOSTINHO, K. A.; BONETTI, N. Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MARTINS FILHO, A. J. Crianças e adultos: marcas de uma relação. In: MARTINS FILHO, A. J.; TRISTÃO, F. C. D; RECH, I. P. F; SCHNEIDER, M. L. Infância Plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.
MENEZES, A. H. N; DUARTE, F. R.; CARVALHO, L.O.R; SOUZA, T.E.S. Metodologia científica teoria e aplicação na educação a distância. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina-PE, 2019.
OSTETTO, L. E. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, L. E. (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.
PEREIRA, J. L. Relações com música em um projeto formativo de crianças: um estudo com profissionais de uma escola municipal de educação infantil em Porto Alegre. 2020. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. 225f.
RINALDI, C. Reggio Emilia: a imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RITCHER, S. R.; LINO, D. L. Estar à escuta: música e docência na educação infantil. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 15, p. 01-24, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/201670. Acesso em: 23 ago. 2023.
SANTOS, E. M.; FRANÇA, A. P. A música como instrumento de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Id Online. Revista de Psicologia, [S. l.], v. 17, n. 65, p. 579- 588. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3721. Acesso em: 21 ago. 2023.
SANTOS, W. F. O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
SILVA, C. L.; BOUFLEUR, E. M. Musicalização na educação infantil: uma reflexão sobre as contribuições da música no desenvolvimento da criança. Revista Magsul de Educação da Fronteira, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 48-70, 2017. Disponível em: http://bibmagsul.kinghost.net/revista2016/index.php/educfronteira/article/viewFile/281/257. Acesso em: 07 ago. 2023.
SILVA, M. A; OLIVEIRA JÚNIOR, W. M. A música acontece: relatos de experiências com música para cinema na escola de Educação Infantil. Revista de Iniciação à Docência, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71-90, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390. Acesso em: 22 ago. 2023.
SILVA, T. D. Música, brincadeiras, Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9824. Acesso em: 22 ago. 2023.
SOUZA, B. C. M. F. Musicalização na Educação Infantil: um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular. Revista da Fundarte, [S. l.], v. 40, n. 40, p. 51-64, 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/688. Acesso em: 21 ago. 2023.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1988.
VOSS, L.; LIMA, T. Música na Educação Infantil: contribuição para o desenvolvimento da criança na escola. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1058-1077, 2022. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2252. Acesso em: 21 ago. 2023.
WERLE, K.; BELLOCHIO, C. R. Ouvindo as músicas das culturas de pares: uma pesquisa com crianças da educação infantil. Nuances: estudos sobre educação, v. 28, n. 3, p. 247-261, 2017.
ZAGONEL, B. Música, mídia e educação. Gazeta do Povo. Paraná, 2001. Disponível em: https://www.bernadetezagonel.com.br/ASSETS/pdf/2001-musica-midia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.