Vamos musicalizar?

o papel da musicalização na educação infantil

Autores

  • Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3870-3030
  • Eugislane Barbosa Aroucha Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil https://orcid.org/0009-0000-7503-5054
  • Carla Cristina Dutra Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1782-4191

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.44943

Palavras-chave:

Criança, Musicalização , Educação infantil

Resumo

O artigo objetiva compreender qual o papel da musicalização na Educação Infantil. Definida como a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em suas dimensões físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. A abordagem metodológica utilizada no estudo é de natureza qualitativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica desenvolvida por meio de uma revisão de literatura integrativa. Foram realizadas pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ademais, foram pesquisados os principais documentos que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil e como a linguagem musical está contemplada nestes documentos. Os resultados da pesquisa compreendem que o papel da musicalização na Educação Infantil é um potencializador do desenvolvimento cognitivo, uma vez que estimula as capacidades sensoriais, motoras, auditivas, criativas, afetivas, sociais, entre outras.

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Biografia do Autor

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco. Mestra em Administração Universitária pela UFSC. Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Servidora técnico-administrativo em educação pela UFSC, ocupante do cargo de Pedagoga.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7035803152165543

Eugislane Barbosa Aroucha, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pelo Centro Universitário Inta (UNINTA). Professora da Prefeitura Municipal de Zé Doca – Maranhão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2057692186709826

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Administração pela UFSC, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária da UFSC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5299881911625233

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Gonçalves, M. F. de C. P., Aroucha, E. B., & Búrigo, C. C. D. (2024). Vamos musicalizar? : o papel da musicalização na educação infantil. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–17, e44943. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.44943

Edição

Seção

Pesquisa aplicada