A A presença negra na História da Educação do Brasil

desafios e perspectivas de inclusão étnico-racial

Autores

  • Kelly de Faro Sousa Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da educação básica (PPEB), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0003-5512-7105
  • Livia Souza da Silva Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da educação básica (PPEB), Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1652-1041

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.44851

Palavras-chave:

História da Educação, Temática Étnico-Racial, Estado do Conhecimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar estudos recentes do campo da história da educação que se ocupem das questões étnico-raciais no Brasil. A pesquisa utilizou uma abordagem de "estado do conhecimento", através de uma revisão bibliográfica, resultando em 2 teses e 9 dissertações. A análise revelou uma ausência de pesquisas com perspectiva negra, destacando a necessidade de questionar os sistemas que perpetuam essas desigualdades. Critérios de seleção e avaliação são cruciais para promover a inclusão de pesquisadores negros e incentivar estudos que abordem a experiência e contribuição da comunidade negra na educação. A comunidade acadêmica e instituições de ensino têm um papel vital em apoiar pesquisas que ampliem a representatividade e inclusão de diversos grupos étnico-raciais, contribuindo para um conhecimento mais abrangente e refletindo a complexidade e diversidade da sociedade brasileira, além de proporcionar uma visão mais reflexiva do lugar do negro na História da Educação e na historiografia brasileira.

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Biografia do Autor

Kelly de Faro Sousa, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da educação básica (PPEB), Belém, Pará, Brasil

Graduada em Letras – Língua Portuguesa (UFPA) e em Pedagogia (UNINTER). Especialista em Leitura e Produção Textual (FACUMINAS) e em Gestão e Administração Escolar (FACUMINAS). Mestranda do Curso de Pós-graduação em Educação (PPEB-UFPA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4947216637656903

Livia Souza da Silva, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da educação básica (PPEB), Belém, Pará, Brasil

Graduada em Pedagogia (UEPA). Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva (UEPA). Mestre em Educação - Currículo e Formação de Professores (UFPA). Doutora em Ciências Sociais/Sociologia (UFPA) com Pós-Doc. em Educação (PPGED/UFPA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6791024103037104 

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Sousa, K. de F., & Silva, L. S. da. (2024). A A presença negra na História da Educação do Brasil: desafios e perspectivas de inclusão étnico-racial. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–16, e44851. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.44851

Edição

Seção

Pesquisa aplicada