Políticas educacionais e as (des)continuidades

reflexões sobre a formação docente

Autores

  • Sawana Araújo Lopes de Souza Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3847-7835
  • Elzarina Pereira da Silva Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0009-0009-8762-7781

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43850

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Descontinuidades, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho apresenta considerações sobre as políticas educacionais e suas descontinuidades na formação de professores. O estudo busca responder como as descontinuidades nas políticas educacionais afetam a formação de professores e comprometem a educação pública de qualidade no Brasil. O objetivo é analisar as políticas educacionais e suas descontinuidades no processo de formação pedagógica. A metodologia envolve uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Um ensino público de qualidade, que atenda a todos, é essencial para o desenvolvimento da sociedade, porém, isso permanece como um desafio atual. Mudanças educacionais históricas revelam que essas políticas são frequentemente implementadas como políticas de governo, mas não como políticas de Estado, falhando assim em cumprir seus objetivos. A análise das políticas educacionais voltadas à formação de professores é essencial para compreender as mudanças necessárias nesse campo. Conclui-se que a eficácia dessas políticas educacionais depende dessa continuidade e do compromisso de longo prazo

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Biografia do Autor

Sawana Araújo Lopes de Souza, Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professora Orientadora da Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa/PB, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0340467360136728  

 

Elzarina Pereira da Silva, Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Mestre em Ciências da Educação pela Ivy Enber Christian University, Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação, João Pessoa/PB, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8302255895268047  

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Souza, S. A. L. de, & da Silva, E. P. (2024). Políticas educacionais e as (des)continuidades: reflexões sobre a formação docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–15, e43850. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43850

Edição

Seção

Pesquisa aplicada