A desvalorização do profissional professor

perspectivas sociais, históricas e culturais

Autores

  • Jonathans Paiva Sichineli Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Marabá, Pará, Brasil https://orcid.org/0009-0006-8516-5737
  • Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais, Marabá, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2558-7795

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43266

Palavras-chave:

Profissão docente, Educação por amor, Desvalorização

Resumo

A profissão docente é uma das mais antigas do mundo, pois, desde o surgimento da humanidade, os sujeitos foram, ora aprendizes, ora facilitadores de aprendizagem. Nessa perspectiva, entender como as múltiplas desvalorizações desse profissional se construíram é o passo primordial para o avanço dos debates e reflexões que pautam a vida profissional desses indivíduos. Sustentado por discussões da literatura brasileira, o presente documento tem como objetivo realizar um levantamento sócio-histórico-cultural sobre a desvalorização do docente, buscando estabelecer reflexões entre o mundo do passado e a contemporaneidade. Como resultado, a pesquisa revela que a desvalorização do profissional docente se manifesta em três âmbitos: social, escolar e profissional, levando-nos à conclusão de que a valorização desse profissional é urgente e necessária para promover uma educação de qualidade e, principalmente, para atribuir devido reconhecimento ao profissional que forma a sociedade.

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Biografia do Autor

Jonathans Paiva Sichineli, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Marabá, Pará, Brasil

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8066883008960642

 

 

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro, Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais, Marabá, Pará, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE) e em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFatecie. Especialista em Metodologias para o Ensino a Distância pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestra em Neurociência e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Neurociência e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutora em Neurociência e Biologia Celular pela Universidade do Federal do Pará (UFPA). Professora do Departamento de Ciências Naturais (DCNA) da Universidade do Estado do Pará.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7999040805371954

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Sichineli, J. P., & Loureiro, T. M. G. de . (2024). A desvalorização do profissional professor: perspectivas sociais, históricas e culturais. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–14, e43266. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43266

Edição

Seção

Pesquisa aplicada