O discurso da democratização e o privilegiamento do capital no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

aspectos políticos e informacionais

Autores

  • Aloisio André dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4983-9638
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34484

Palavras-chave:

Informação, Fies, Educação, Democratização, Economização

Resumo

A problemática se desdobra em torno do entendimento da institucionalização do Fies enquanto política pública. O objetivo geral é analisar as implicações da popularização do Fies sob a ótica da democratização, do acesso à educação e da disseminação da informação. O percurso metodológico compreende a análise documental, quantitativa e qualitativa, entre 1999 a 2016, tendo como referências: a Lei Nº 10.260, de 12 de julho de 2001; Relatórios de Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU); o site do Fies – Ministério da Educação (MEC). Foi possível concluir que o Estado, por meio do Fies, teve papel fundamental no desempenho econômico da economização da educação, uma vez que as ações e políticas direcionadas para o ensino superior acabavam por beneficiar a oferta de vagas, o aumento do número de cursos por Instituições, as aquisições e até mesmos as fusões e formação de grandes empresas do ramo de educação.

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Biografia do Autor

Aloisio André dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Engenharia Civil (UFMG). Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica – Produção (ITA). Doutor em Ciência da Informação (UFMG).

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFMG).  Especialista em Sociologia (PUC Minas); Especialista em Teoria e Método em Ciências Sociais (PUC Minas); Mestre em Biblioteconomia (UFMG); Doutora em Educação (UFMG). Professora Associada (aposentada) na Escola de Ciência da Informação (UFMG).

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Santos, A. A. dos ., & Reis, A. S. dos . (2022). O discurso da democratização e o privilegiamento do capital no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): aspectos políticos e informacionais. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–16, e34484. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34484

Edição

Seção

Pesquisa aplicada