Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Sucesso Escolar

Autores

  • Ciclene Alves da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria Beatriz Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5532-8703

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34052

Palavras-chave:

IDEB, Escola Pública, Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, Sucesso Escolar

Resumo

O estudo objetiva construir um “perfil” dos fatores explicativos das escolas ditas de sucesso na perspectiva do índice do IDEB, considerando os discursos dos dirigentes municipais de ensino, em uma cidade do Rio Grande do Norte. Consiste em uma abordagem qualitativa, que utiliza da técnica de análise de discurso foucaultiana. Os resultados apontam que o sucesso escolar está associado a diversos fatores, desde o compromisso profissional, a responsabilidade da família frente a educação dos filhos, as condições mínimas necessárias para a promoção de uma educação de qualidade, como a estrutura escolar. Reconhece que os índices não são suficientes para mensurar a qualidade do ensino e o sucesso de uma instituição. No entanto, os escores apontam caminhos na busca de melhorar a oferta da educação, pois estes não devem ter um fim em si mesmos, mas serem um aparato de diagnóstico e reflexão da prática desenvolvida pelos sujeitos escolares.

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Biografia do Autor

Ciclene Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia (UERN). Especialista em Educação (UERN). Mestra em Educação (UFPB). Doutora em Educação (UFPE). Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, com atuação na área de Políticas Educacionais e gestão escolar. Membro do Núcleo de Estudos em Educação - NEEd e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES. Coordenadora do Projeto de Extensão "MobilizAção: por uma escola pública de qualidade no município de Pau dos Ferros/RN" e da pesquisa "O Ideb na Região do Alto Oeste Potiguar: estudo com os dirigentes municipais de educação".

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2387138386682975     

Maria Beatriz Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia (UERN). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAVENI). Mestranda em Educação (UERN). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8026271137856837  

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Silva, C. A. da, & Fernandes, M. B. (2022). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Sucesso Escolar . Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–15, e34052. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34052

Edição

Seção

Pesquisa aplicada