Tecnologia na educação

ferramentas digitais facilitadoras da prática docente

Autores

  • Felipe Barroso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, ensino colaborativo, Mídias digitais

Resumo

O uso da tecnologia como ferramenta de ensino pode auxiliar no processo educacional e, por consequência, na rotina de todos os atores envolvidos nesse processo – alunos, professores e gestores. As consequências (positivas e negativas) provenientes da aplicação da tecnologia no âmbito educacional dependem do uso que fazemos dela e da sua influência nas rotinas de trabalho. Velloso (2014, p. 11) conceitua as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) como os artifícios utilizados para agilizar, horizontalizar e facilitar a captação, a transmissão e a distribuição de informações em rede, surgidos no contexto da Terceira Revolução Industrial, desenvolvida gradativamente desde a metade da década de 1970, com seu auge nos anos de 1990.

As mídias digitais podem ser utilizadas para apoiar as atividades do professor, do gestor e do aluno por facilitarem, sobretudo, o intercâmbio de informações, a visualização de forma mais clara dos recursos e o ensino colaborativo. Como ferramentas de ensino, o uso das mídias é favorecido por meio da utilização de recursos tecnológicos variados, tais como slides, exercícios virtuais, vídeos, plataformas de Ensino a Distância (EAD), webconferências, lousas digitais, e-mails, armazenamento em nuvens, entre outros.

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Referências

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VELLOSO, Fernando. Informática: Conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

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Como Citar

Barroso, F. ., & Antunes, M. . (2020). Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 124–131. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969

Edição

Seção

Comunicação e desenvolvimento profissional