Redes sociais e autoria na formação de professores

Autores

  • Keite Silva de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andréa Villela Mafra da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Redes sociais, Formação de professores, Apropriação tecnológica, Autonomia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o modo como os estudantes do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) têm se apropriado das redes sociais com foco na sua formação.

Os grupos do Facebook e os blogs coletados como corpus para análise foram criados por estudantes e não por professores, em decorrência das atividades propostas na disciplina de Tecnologia (TIC); e outros, criados de forma autônoma para manter a comunicação com os demais integrantes da turma e do curso. A metodologia de coleta e análise dos dados no trabalho identifica-

se com a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Concluímos que a apropriação tecnológica promoveu o uso autônomo e criativo das redes sociais. Entendemos que o uso não deve ocorrer de modo acrítico, isto é, o usuário deve refletir sobre sua ação nas interfaces digitais para posicionar-se politicamente diante dos fenômenos da cultura digital.

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Referências

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Como Citar

Melo, K. S. de ., & Silva, A. V. M. da . (2020). Redes sociais e autoria na formação de professores. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 150–166. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31944