Cineclube como espaço não formal de educação na universidade

Autores

  • Mirna Juliana Santos Fonseca Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cineclubes universitários, Cinema, Formação

Resumo

O artigo aborda como universitários são formados por meio da experiência vivida em cineclubes universitários – espaços de educação não formal que funcionam dentro de universidades. Foram entrevistados seis participantes desses cineclubes por meio de entrevistas semiestruturadas que ressaltaram suas impressões sobre as relações estabelecidas entre a sala de aula e os cineclubes.

A análise das entrevistas apontou como os sujeitos caracterizaram a aprendizagem em cada um desses espaços e como estes se complementam na sua formação. Os jovens consideram a participação nos cineclubes como relevante para sua formação, entendendo que se não participassem desses projetos, não sairiam da graduação com a mesma bagagem, o que confirma a relevância do cinema e da experiência cineclubista para uma educação outra.

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Como Citar

Fonseca, M. J. S. . (2020). Cineclube como espaço não formal de educação na universidade. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(2), 48–65. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31836