Construção do conhecimento
uma reflexão sobre o papel da arquitetura na educação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47127Palavras-chave:
Arquitetura, Educação, Biofilia, Sustentabilidade, Múltiplas-InteligênciasResumo
Este artigo tem base em uma pesquisa que buscou compreender o papel da arquitetura no aprendizado de crianças do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas e estudos sobre sustentabilidade e biofilia, tendo fundamentação teórica não apenas na área de arquitetura, mas também da pedagogia e psicologia. Paralelamente, debruçou-se sobre a relação entre arquitetura escolar e os métodos pedagógicos considerados “alternativos”. Um projeto de arquitetura é usado neste trabalho como um experimento para reflexão. Buscou-se imaginar espaços que teriam o potencial de transformar a aquisição de conhecimento em algo divertido e desejado, fugindo do método tradicional conteudista comumente usados. Avaliou-se a importância de edifícios inclusivos e sustentáveis no sentido amplo da palavra, ou seja, voltado para a sustentabilidade ambiental, econômica e social, de uma escola pública de ensino fundamental. Como resultado, sugerem-se recomendações com base em uma proposta de arquitetura escolar que procura ser mais inclusiva, holística e agradável aos seus usuários.
Downloads
Referências
AZEVEDO, G. A. N. et al. O espaço da escola como o “LUGAR” do conhecimento: um estudo de avaliação de desempenho com abordagem interacionista. In: NUTAU 2004. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FAUUSP, 2004. Disponível em: http://www2.gae.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/03/esp_esc_-lugar_conh.pdf. Acesso em: 4 jan. 2022.
AZEVEDO, G.A.N. Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: análise das interações pessoa-ambiente para transformação qualitativa do lugar pedagógico. In: ENTAC, 14., 2012. Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www2.gae.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/03/sobre-o-papel-da-arquitetura-escolar-no-cotidiano-2012.pdf. Acesso em: 4 maio 2022.
BEYER, S. Uma introdução à arquitetura nas pedagogias alternativas. ArchDaily Brasil, 22 set. 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/774406/uma-introducao-a-arquitetura-nas-pedagogias-alternativas. Acesso em: 17 jul. 2025.
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I. Comportamentos de crianças pequenas em creches e arranjo espacial. Revista Temas em Psicologia. São Paulo, v. 6, n. 2, p. 125-133, 1998. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1998000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jun. 2022.
COMIN, A. Sala de aula: repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias. Monografia de Pós-graduação lato sensu (Curso de especialização em mídias na educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.
DUARTE, C. R. et al. Experiência do lugar arquitetônico: dimensões subjetivas e sensoriais das ambiências. Rio de Janeiro: RioBooks, 2022.
DUARTE, L. S. A arquitetura do ambiente bem educado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo). Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), 2022.
FORTUNATO, I. Ainda é preciso ter cuidado: escola?!. InterScience Place, Campos dos Goytacazes, v. 11, n. 2, p. 86-95, 2016.
GARDNER, H. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.
HALL, E. A linguagem silenciosa. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1994.
LALDIN, M. The Psychology of Belonging (and Why it Matters). Learning & the brain, 11 fev. 2016. Disponível em: www.learningandthebrain.com/blog/psychology-of-belonging. Acesso em: 11 jan. 2025.
RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. Cognição experiencial, observação incorporada e sustentabilidade na avaliação pós-ocupação de ambientes urbanos. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v.7, n. 1, p. 35–46, 2007. Disponível em: http://www2.gae.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/03/entac_abordagem-experiencial-e-obs_2008.pdf. Acesso em: 05 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura de Siqueira Duarte; Cristiane Rose de Siqueira Duarte; Roberto Lucas Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.















