Sistema de avaliação da educação básica

Algumas repercussões na produção científica nacional

Autores/as

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Sistema de Avaliação da Educação Básica, Produção Científica, Regulação, Emancipação

Resumen

De que forma a produção científica nacional – em especial a veiculada em periódicos – repercute as avaliações em larga escala? Para dar conta de tal problemática, este artigo exprime construções teórico-conceituais advindas de uma pesquisa de cunho qualitativo, firmada na análise de algumas produções científicas selecionadas a partir da base de dados da biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online – SciELO. Os artigos foram eleitos a partir de critérios de indexação por palavras-chave, em um recorte temporal delimitado em dez anos (de 2001 a 2010). Assim, este estudo é construído buscando empreender um diálogo com os achados empíricos da pesquisa em artigos científicos nacionais, considerando que eles consubstanciam-se em um pertinente indicador sobre as tendências e repercussões do tema junto à academia. Para análise dos artigos, o texto baliza-se no debate sobre regulação e emancipação, inferindo algumas das tendências da academia. Como conclusão, aponta o caráter regulatório do sistema de avaliação da educação básica e, paradoxalmente, o eventual potencial e mancipatório de tal sistema.

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Cómo citar

Esquinsani, R. S. S. . (2020). Sistema de avaliação da educação básica: Algumas repercussões na produção científica nacional. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(1), 7–19. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32353