Avaliação em larga escala

uma contribuição da organização docente

Autores/as

  • Daianny Madalena Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Avaliação em larga escala, Organização docente, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

Resumen

A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.

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Cómo citar

Costa, D. M. (2020). Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 102–120. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346