Avaliação e aperfeiçoamento de gestores de instituições educacionais
Uma proposta holística
Palabras clave:
Avaliação, Gestão por competência, Instituições educacionais, Formação holísticaResumen
O estudo revela como o modelo socioeconômico capitalista determina necessidades de mudança no paradigma educacional, vendo-se na educação continuada a melhor forma de acompanhar mudanças e estar apto no campo da gestão. Aqui, revela-se por meio de pesquisa exploratório, de cunho bibliográfico e documental, enfocando a avaliação da formação da Gestão Educacional por competência. Traz como resultado a apresentação e a justificativa de um Modelo de capacitação para gestores na área educacional, baseada na formação holística, por competência, de integração transdisciplinar de conteúdos da Administração e de outras ciências que colaboram na formação integral de um gestor.
Descargas
Citas
BRASIL Ministério da Educação. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRUNO, Lúcia. et. al. (org.) Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1997.
CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano. São Paulo: Atlas, 1994.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. São Paulo: SENAC, 2002.
DRUCKER, Peter F. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
FERGUSON, Marilyn. A conspiração aquariana. São Paulo: Record, 1999.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Cortez, 1988.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2006.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
LANBERT, D. Estrategic logistic manegement. NY, Richard Ilwin, 1997.
LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. São Paulo: Bookman, 2003.
MILLER, Alex. Estrategic Menengent. Boston: Macgranhill, 1998.
MUSSAK, Eugênio. Metacompetência: Uma nova visão do trabalho e da realização pessoal. São Paulo: Editora Gente, 2003.
NEVES, Carlos. Alternativas para a formação profissional. Treinamento e desenvolvimento. São Paulo: SENAC, Ano 2, nº 24, dez.1994.
PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Université de Genève. In: Pátio. Revista pedagógica. Porto Alegre, n.11,nov. 1999, p. 15-19.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Porto Alegre: Artmed,1999.
___________. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e a avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PESSOA, Carlos. Gestão estratégica para instituições de ensino. Belo Horizonte: Advice Treinamento Empresarial, 2003.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1986.
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
SNYDERS, Georges. Feliz na universidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.