Ambientes virtuais de aprendizagem e formação docente
o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora
Palabras clave:
AVAs, Ensino Superior, Formação DocenteResumen
O objetivo deste trabalho é analisar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) pelos professores da Faculdade de Direito da UFJF e compreender suas relações com aspectos institucionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de questionário e entrevistas semiestruturados. Como resultado, foi verificado que apenas seis docentes utilizavam AVAs e que o principal fator dificultador apontado pelos demais foi a falta de formação, sendo então discutida neste trabalho.
Descargas
Citas
BRITO, Carlos Estrela. Educação a Distância (EAD) no ensino superior em Moçambique: UAM. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2010. Disponível em: <http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2011/04/
Carlos_Estrela_Brito.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2013.
DELL’AGLIO, Débora Dalbosco; KISSMANN, Daniel Beck; CHARCZUK, Simone Bicca. Um paradigma emergente na educação superior: percepções de professores quanto às novas tecnologias. Colabor@ (Revista Digital da CVA
– RICESU), vol. 1, n. 3, 12 p. fev. 2002. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/24/22>. Acesso em: 03 jun. 2013.
FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela. Formação docente: o uso de conteúdos midiáticos e das TICs no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Acta Scientiarum: Education. Maringá, v. 33, n. 1, 2011, p. 49-55.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8 ed. Campinas: Papirus, 2010.
MAGALHÃES, Mônica Giacomassi de Menezes de. Metodologia para integração de novas tecnologias no formação de professores. 2004. Tese (Doutorado) – Instituto de Física de São Carlos, São Carlos-SP, 2004.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003, p.41-52.
________. Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. ETD –Educação Temática Digital. Campinas-SP, v.10, n.2, jun. 2009, p.54-70.
PAIVA, Lauriana G. de. Do giz colorido ao data show: uma conex@o desconect@d@. Juiz de Fora-MG: Editora UFJF, 2010.
PERALTA, Helena; COSTA, Fernando Albuquerque. Competência e confiança dos professores no uso das TIC: Síntese de um estudo internacional. Sísifo:Revista de Ciências da Educação. 03, maio/ago. 2007, p. 77-86.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RIVAS, Noeli Prestes Padilha; CONTE, Karina de Melo; AGUILAR, Gabriella Meier. Novos espaços formativos na Universidade: desafios e perspectivas para a docência superior. CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 9. UNESP- Universidade Estadual Paulista, 2007.