Implantação dos Laboratórios Básicos Padrão MEC/FNDE na rede pública do estado do Paraná pelo Programa Brasil Profissionalizado
Palabras clave:
Ensino Médio, Educação Profissional, Laboratórios básicos, Programa Brasil ProfissionalizadoResumen
Este artigo apresenta um análise do processo de implementação dos laboratórios básicos padrão Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE) na Rede Pública do Estado do Paraná, pelo Programa Brasil Profissionalizado, política do Governo Federal que tem por intuito melhorar as condições de oferta do Ensino Médio Integrado. Nesta ação, foram contemplados 158 estabelecimentos, num total de 376 laboratórios, dos quais são 76 de Biologia, 54 de Física, 97 de Informática, 64 de Matemática e 85 de Química. Com a expansão da oferta da Educação Profissional, foi necessária a adequação dos espaços escolares para que os cursos técnicos apresentassem infraestrutura que atendessem à nova proposta curricular da integração dos conteúdos. Por meio da avaliação executiva, verificou-se que grande parte dos laboratórios se encontra devidamente instalado, porém alguns aguardavam a finalização das adequações exigidas para a instalação conforme as normas estabelecidas.
Descargas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Básica – MEC. Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para a Educação Básica. Universidade de Brasília – Brasília DF, 2003. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/profuncionario/15equipamentos_materiais_didaticos.pdf>. Acesso em: 28 out. 2013.
DOURADO, L. Trabalho Prático (TP), Trabalho Laboratorial (TL), Trabalho de Campo (TC) e Trabalho Experimental (TE) no Ensino das Ciências – contributo para uma clarificação de termos. In: VERÍSSIMO A.; PEDROSA, M. A.;
RIBEIRO, R. (coord.). Ensino experimental das ciências. (Re)pensar o ensino das ciências, 2001. 1. ed. 3. V. Disponível em: <ciencias-expno-sec.org/documentos>acesso em 28 set. 2014.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
GUZMÁN, Marcela. Evaluación de programa: notas técnicas. Santiago do Chile, 2007. ILPES – Naciones Unidas. Disponível em: <http://www.eclac.org/ilpes/ publicaciones/xml/0/32040/SGP64.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.
MEC/SETEC. Ofício nº 1409/2009DAPE/SETEC/MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretoria de Articulação e Projetos Especiais,2009. Brasília – DF.
PARANÁ. Superintendência da Educação – Departamento de Educação Básica. Caderno de orientações para utilização do laboratório escolar de ciências da natureza da rede estadual de ensino do Paraná. Curitiba: SEED-PR. 2013– 44 p.
WEISS, Carol H. Evaluation. Ed. Prentice Hall, 2007.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.