Uso do tempo e gestão escolar: um estudo com gestores da gerência regional de educação norte (GERED-N) de Belo Horizonte (MG)

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Gestão escolar, Uso do tempo, Educação pública

Resumo

O presente trabalho analisa a dimensão do uso do tempo na gestão da escola pública, identificando a duração das diferentes atividades realizadas pelo gestor no cotidiano escolar. Foi constatado que os inúmeros procedimentos administrativos e financeiros comprometem grande parte do tempo do gestor à frente das escolas. Tais procedimentos necessitam ser revistos, a fim de desobstruir a gestão para o viés pedagógico, que se compreende como a atividade primordial de qualquer instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Neuma. Metodologias para o levantamento do uso do tempo na vida cotidiana no Brasil. Revista Econômica, Rio de Janeiro, v 12, n 1, junho. 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
______. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
______. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante. Gestão escolar participada e clima organizacional. Gestão em Ação. Salvador v.4 n.2, p.49-59. 2001.

Downloads

Como Citar

Oliveira, M. P. de . (2020). Uso do tempo e gestão escolar: um estudo com gestores da gerência regional de educação norte (GERED-N) de Belo Horizonte (MG). Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 28–42. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31937