Só ser surdo basta? A educação de surdos no brasil através dos aspectos legais
Palabras clave:
Educação de surdos, Lei 10.436/2002, Decreto 5.626/2005Resumen
A implantação da Lei 10.436/2002 e do Decreto 5.626/2005 impulsionaram a educação de surdos no Brasil. Porém, esta implementação criou alguns paradigmas que são causados, talvez, por brechas nas leis e por um histórico repleto de barreiras e falta de estudos científicos sobre a educação de surdos. Um destes paradigmas diz respeito a uma possível capacidade do ensino de libras, estando assim o indivíduo surdo preparado para a docência pelo simples fato de ser surdo. Através de mecanismos legais, analisaremos a questão: até que ponto o indivíduo surdo estaria apto a exercer a docência sem uma graduação e que graduação ele necessita para tal exercício?
Descargas
Citas
BERTHIER, F. Les Sourdes-muets avant et depuis l'abbé de l'Epée. In LANE, H. E PHILIP, F. The deaf experience: classics in language and education, tradução do original francês para o inglês de Philip, F. Cambridge, Massachusetts e London: Harvard University Press, 1984. (Texto originalmente publicado em francês em 1840).
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002.
______. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.
FARIA, J. G. Formação, profissionalização e valorização do professor surdo: reflexões a partir do Decreto 5.626/2005. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v.17, n.1, p.87-100, jan./abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.
NASCIMENTO, L. C. R. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006. STROBEL, K. A história da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009.