Só ser surdo basta? A educação de surdos no brasil através dos aspectos legais

Autores

  • Lucas Mendes Senac de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação de surdos, Lei 10.436/2002, Decreto 5.626/2005

Resumo

A implantação da Lei 10.436/2002 e do Decreto 5.626/2005 impulsionaram a educação de surdos no Brasil. Porém, esta implementação criou alguns paradigmas que são causados, talvez, por brechas nas leis e por um histórico repleto de barreiras e falta de estudos científicos sobre a educação de surdos. Um destes paradigmas diz respeito a uma possível capacidade do ensino de libras, estando assim o indivíduo surdo preparado para a docência pelo simples fato de ser surdo. Através de mecanismos legais, analisaremos a questão: até que ponto o indivíduo surdo estaria apto a exercer a docência sem uma graduação e que graduação ele necessita para tal exercício?

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Referências

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Como Citar

Mendes, L. . (2020). Só ser surdo basta? A educação de surdos no brasil através dos aspectos legais. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(2), 168–173. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31934

Edição

Seção

Comunicação e desenvolvimento profissional