Formação continuada frente à adoção do currículo mínimo: uma avaliação dos professores de matemática e língua portuguesa da regional noroeste fluminense

Autores

  • Jose Luiz Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Indicadores educacionais, Formação continuada de professores, Programa SEEDUC/CECIERJ, Currículo Mínimo

Resumo

O presente artigo, produto de uma dissertação de mestrado, apresenta os resultados de uma análise da formação continuada oferecida aos professores em Língua Portuguesa e Matemática da Regional Noroeste Fluminense, por meio do Curso de Aperfeiçoamento do Convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro. Teoricamente, o estudo reúne informações sobre a educação escolar fluminense referente aos seus indicadores educacionais, suas reformas curriculares e sobre a formação continuada de seus professores. Empiricamente, congrega dados coletados através de questionário composto de perguntas fechadas e abertas. Os resultados obtidos indicam que os referidos cursos têm contribuído para a efetivação do Currículo Mínimo nas escolas estaduais fluminenses, na medida em que preenchem lacunas do conhecimento dos docentes, capacitando os professores cursistas para a aplicação desse currículo na sala de aula.

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Como Citar

Barbosa, J. L. . (2020). Formação continuada frente à adoção do currículo mínimo: uma avaliação dos professores de matemática e língua portuguesa da regional noroeste fluminense. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(2), 115–137. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31840