Formação docente

um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

Autores

  • Adriana Moreira dos Santos Ferreira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

Palavras-chave:

Iniciação à docência, PIBID, Professor crítico-reflexivo, Prática interdisciplinar

Resumo

O presente artigo busca relatar a experiência de um projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), trabalhado de forma integrada com os licenciandos em Psicologia e Pedagogia ao longo de 2017. Sua aplicação foi realizada em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Alegre – ES. Tanto as coordenadoras do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de superar os desafios relacionados ao ensino de temas transversais e de habilidades de leitura e escrita, bem como de conhecimentos matemáticos. O projeto enfatizou a competência dos bolsistas de desenvolverem a aprendizagem por projetos, utilizando o lúdico como ferramenta, a sala de aula como apoio e outros espaços fora da escola como recursos para a prática pedagógica. Buscou-se incentivar nos pibidianos um novo olhar sobre o fazer pedagógico, algo que vai além da sala de aula. A construção de novos espaços torna a dinâmica das aulas mais atrativa e envolvente, despertando no professor e no aluno a paixão pelo ensinar e aprender. Os bolsistas de ID demonstraram aprender com as intervenções realizadas nas escolas, relatando sentirem-se mais preparados para a prática profissional futura. Além disso, destaca-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários à prática educativa dos bolsistas ainda na graduação, bem como na formação do professor crítico-reflexivo.

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Referências

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Como Citar

Ferreira, A. M. dos S. (2020). Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(1), 688–698. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637