O papel dos jogos didáticos nas aulas de química

aprendizagem ou diversão?

Autores/as

  • Andreia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Uilca Oliveira Melo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Karina Nunes Pereira Cancino Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Caroline Oliveira Herculano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Oliveira Delfino Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Márcio David Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcus Vinicius Almeida Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Termoquímica, jogo, motivação

Resumen

Motivação é fundamental para o aprendizado, pois este só ocorre se o discente estiver predisposto a isso. Portanto, é importante implementar aulas dinâmicas, que o envolva e o estimule a uma participação ativa nas aulas. Nesse sentido, este trabalho apresenta os resultados obtidos com a aplicação de um jogo sobre Termoquímica no Ensino Médio, cujos dados foram coletados através de questionários. As respostas, que foram analisadas quantitativamente, nos mostraram que, além de despertar a motivação dos discentes para a aula, o jogo também os estimulou a aprender o conteúdo químico abordado.

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Cómo citar

Afonso, A. F., Melo, U. O. ., Cancino, A. K. N. P. ., Herculano, C. C. O. ., Delfino, C. O. ., Teixeira, M. D. ., & Oliveira, M. V. A. . (2020). O papel dos jogos didáticos nas aulas de química: aprendizagem ou diversão?. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(1), 578–591. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31631