O ensino de ciências por investigação

uma proposta de sequência didática para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos de química para alunos do sexto ano

Autores

  • Vívian Helene Diniz Araújo Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil
  • Juliana Cristina Tristão Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil
  • Leandro Jose dos Santos Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9010-9872

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31604

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Química, Ciências naturais, Sequência didática

Resumo

Neste trabalho foi utilizado uma sequência didática investigativa para contribuir na significação de conteúdos e na reflexão das dificuldades de inserção de conceitos de Química no ensino de Ciências. A sequência foi aplicada em turmas do 6o ano do Ensino Fundamental, abordando o tema “Água". A análise qualitativa, de natureza interpretativa, foi utilizada para abordagem metodológica. Serão apresentadas as observações, o planejamento e os resultados da aplicação da sequência. As atividades realizadas contribuíram para uma maior compreensão e significação dos conceitos trabalhados.

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Biografia do Autor

Vívian Helene Diniz Araújo, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Licenciatura em Química (UFV-Florestal). Especialista em Educação em Ciências (UFMG). Mestra em Química com ênfase em síntese orgânica (UFV-Viçosa). Doutoranda em Química (UFV-Florestal). Professora designada do estado de MG.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8374396442050924.

Juliana Cristina Tristão, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Química (UFMG). Mestra e Doutora em Química Inorgânica (UFMG). Professora Associada II do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (UFV-Florestal). Já participou na coordenação e colaboração do PIBID-Química da UFV-Florestal desenvolvendo vários trabalhos aplicados no ensino de Química. Em 2014 publicou o livro “A Essência de J: uma história de transformação e química” da Editora Átomo, destinado a estudantes do ensino médio.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6691013327359506.

Leandro Jose dos Santos, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Florestal, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Química, Bacharelado e Licenciatura (UFJF). Mestre e Doutor em Química Orgânica (UFMG). Pós-Doutor em Química Orgânica (UGA-Grenoble). Professor Associado III do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (UFV-Florestal). Participou do PIBID-Química da UFV-Florestal como coordenador e colaborador, participa do programa institucional Ciências na Escola, colabora com o PET UFV-Florestal e participa de trabalhos relacionados com a formação de licenciandos e ensino de Química.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3204382316749930.

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Araújo, V. H. D., Tristão, J. C., & Santos, L. J. dos. (2021). O ensino de ciências por investigação: uma proposta de sequência didática para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos de química para alunos do sexto ano. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–23, e31604. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31604

Edição

Seção

Pesquisa aplicada