Michel Foucault e o ensino de física

veredas

Autores/as

  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília

Palabras clave:

Foucault, Ensino de Física, Ensino, Física, Educação

Resumen

Michel Foucault é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes e consagrados pensadores de todos os tempos, especialmente por suas contribuições contra a ordem. A sua obra tem características únicas, seja por suas das concepções e por seus métodos, seja pela forma de abordar, em perspectivas histórico-filosóficas, temas fundantes da vida social. Este artigo busca apresentar e problematizar perspectivas teóricas de Foucault, especialmente nos domínios do saber, do poder e da ética, articulando-as com possíveis campos de pesquisa e das práticas em ensino de física. Não se propõe um método ou um manual para a aplicação de Foucault em temas da(o) pesquisa/ensino em física. Propõe-se, entretanto, um novo modo de olhar, necessário a um novo modo de ensinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Ferreira, M. (2018). Michel Foucault e o ensino de física: veredas. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(2), 172–193. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171