As mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras
uma proposta dialética de interpretação
Keywords:
Universidade. Esfera pública, Conhecimento público, Missão públicaAbstract
Este artigo objetiva analisar a relação entre as mudanças estruturais das universidades públicas brasileiras, a esfera pública e o conhecimento público. Para tanto, buscamos realizar uma abordagem dialética sobre as instituições públicas de ensino superior, destacando a possibilidade de uma combinação entre, de um lado, o avanço da excelência e da qualidade da produção acadêmica; e de outro, a ampliação dos processos de inclusão, de democratização e de valorização da missão pública das universidades.
Downloads
References
ALTBACH, P. & KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education. v.11, n.3-4, 2007, p.290-305.
BURAWOY, M. Redefining the Public University. Global and National Contexts. In: HOLMWOOD, J. A Manifesto for the Public University. London: Bloomsbury, 2011, p.27-41.
CALHOUN, C. The University and the Public Good. Thesis Eleven. 84, 2006, p.7-43.
_____. Free Inquiry and Public Mission in the Research University. Social Research. 76 (3), 2009a, p.901-932.
_____. Academic Freedom: Public Knowledge and the Structural Transformation of the University. Social Research. 76 (2), 2009b, p.561-598.
_____. The Public Mission of the Research University. In: CALHOUN, C.; ROTHEN, D. Knowledge Matters. The Public Mission of the Research University.Columbia: Social Science Research Council, 2011, p.1-32.
CHAUÍ, M. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
COLLINI, S. What are Universities for? London: Penguin, 2012.
FRANK, D.; MEYER, J. University Expansion and the Knowledge Society. Theory and Society. 36, 2007, p.287-311. GUMPORT, P. (Ed.). Higher Education: Contributions and their Contexts. Baltimore: The John Hopkins University, 2007.
HOLMWOOD, J. The Idea of Public University. In: A Manifesto for the Public University. London: Bloomsbury, 2011, p.12-26.
KLEES, S. Neoliberalism and Education Revisited. Globalization, Societies and Education. v.6, n.4, 2008, p.409-414.
KOGAN, M. Transforming Higher Education. A Comparative Study. Philadelphia: Jessica Kingsley, 2000.
MARGINSON, S. Putting Public Back into the Public University. Thesis Eleven. v.96, n.9, 2006, p.9-39.
NEWFIELD, K. Unmaking the Public University. Cambridge: Harvard University Press, 2011.
RUCH, R. The Rise of the For-Profit University. Baltimore: The John Hopkins University, 2001.
SANTOS, B. S. Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias. In: Pela mão de Alice: O Social e o Político na Pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994, p. 187-226.
SANTOS, B. S.; ALMEIDA FILHO, N. A Universidade do Século XXI. Para uma Universidade Nova. Coimbra, Almedina, 2008.
SCOTT, P. Challenges to Academic Values and Organization of Academic Work in a Time of Globalization. Higher Education in Europe. v. XXVIII, n.3, 2003, p.295-306.
SILVA, F. L. Reflexões sobre o Conceito e a Função da Universidade Pública. Estudos Avançados. São Paulo, v.42, 2001, p.295-304.
SCHWARTZMAN, S. A Pesquisa Científica e o Interesse Público. Revista Brasileira de Inovação. Rio de Janeiro, v.1, n.2, 2002, p.361-395.
THAYER, W. A Crise Não Moderna da Universidade Moderna. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2002.
TRINDADE, H. Saber e Poder: Os Dilemas da Universidade Brasileira. Estudos Avançados. São Paulo, v.14, n.40, 2000, p.122-133.
WILLINSKY, J. Rethinking What’s Public in the University’s Public Mission. In: CALHOUN, C.; ROTHEN, D. Knowledge Matters. The Public Mission of the Research University. Columbia: Social Science Research Council, 2011, p.290-314