A gestão na implementação de uma proposta educacional bilíngüe (Libras/Português) em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora-MG

Autores

  • Carla Couto de Paula Silvério Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Proposta Educacional Bilíngue, Escola Municipal de Juiz de Fora.

Resumo

Este trabalho discute questões pertinentes à atuação da gestão para a implementação de uma proposta educacional bilíngue (Decreto 5.626/05; Meta 4 do PNE; QUADROS, 2005; RODRIGUES e SILVÉRIO, 2013) para alunos surdos e ouvintes em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora-MG. Tem por objetivo promover a reflexão sobre aspectos relacionados à gestão escolar (LÜCK, 2000; GIORDANI, 2010) que podem contribuir com a efetividade dessa implementação. Para isso, foi feita a observação na escola, a investigação documental e a realização do Grupo Focal com familiares dos alunos surdos. Constou-se que a implementação da proposta tem sido válida para as classes com surdos, pois proporciona um espaço educacional bilíngue em que a Libras e o Português têm mesmo status, e a gestão escolar demonstrou contribuir de maneira significativa com essa implementação.

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Referências

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Como Citar

Silvério, C. C. de P. . (2020). A gestão na implementação de uma proposta educacional bilíngüe (Libras/Português) em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora-MG. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 25–34. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31972

Edição

Seção

Pesquisa aplicada