A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental
reflexões sobre o caso do instituto federal do acre
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.45903Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas em EPT, Custo AmazônicoResumo
Esta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região.
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