Atividades científico-culturais, meios de consumo e interesses sobre ciência e tecnologia de estudantes ingressantes em um curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43396Palavras-chave:
Interesses, Atividades, Pedagogia, Ciência e Tecnologia.Resumo
Os interesses e atividades sobre C&T de futuros professores coletados em 2021 foram estudados através de um questionário, em escala Likert, elaborado com base na pesquisa de percepção pública realizada no Brasil em 2015. O questionário foi respondido por 89 ingressantes no curso de Pedagogia. Nas análises foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Os estudantes eram compostos, em sua maioria (87%) do sexo feminino, sendo 89% de jovens entre 17 e 24 anos de idade. A pesquisa revelou que os estudantes possuem interesse em temas relacionados à C&T, porém, não se consideram informados a respeito dos assuntos; apresentaram baixa participação em atividades científico-culturais, predominando a preferência por bens culturais massificados. A Semana Nacional da Ciência e os museus de C&T figuram como os espaços não formais menos visitados pelos participantes. Fontes usadas para se informar sobre C&T incluíram a internet (Instagram), tv e jornais.
Downloads
Referências
BRASIL, MCTI/CGEE, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Estudos CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Disponível em: https://www.cgee.org.br. Acesso em: 10 out. 2020.
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela. Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. 2. ed. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2008.
COELHO, Márcia A.; MORALES, Ana Paula; VOGT, Carlos. Percepção dos professores de ensino médio sobre temas relacionados a ciência e tecnologia. Revista ibero-americana de ciência tecnologia y sociedade, Buenos Aires, v. 11, n. 32, 2016a.
COELHO, Márcia A.; MORALES, Ana Paula; VOGT, Carlos. Percepção da ciência entre professores do ensino médio: comparação do consumo de informação científica entre docentes, estudantes e população de São Paulo. Revista internacional de aprendizaje em ciência, matemáticas y tecnología, v. 3, n. 1, 2016b.
FONSECA, João J. S. Apostila de metodologia da pesquisa científica. [S.l.]: João José Saraiva da Fonseca, 2002.
INTC-CPCT. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? Rio de Janeiro, 2019.
POPPER, Karl R.; BATH, Sérgio. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2008.
PRADO, Thalita D. A percepção de ciência de futuros professores de biologia, física, química e matemática: o caso da Ufscar campus Sorocaba. 103p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017.
ROCHA, Jéssica N.; COSTA, Tânia M. L.; ALMEIDA, Rafael A. F. A Percepção da ciência dos professores da educação básica. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO – CTS, 2. Anais [...], São Paulo, UNICSUL, 2012. p. 139-151.
SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SOUZA, Rodolfo. Percepção de ciência de futuros professores: um perfil dos alunos das licenciaturas em ciências da natureza e matemática da Unicamp. 2019. 134 p. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
VOGT, Carlos; POLINO, Carmelo. Percepção Pública da Ciência – Resultados da Pesquisa na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. Campinas: Editora da Unicamp/Fapesp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.