Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE):
uma análise da cobertura espacial na Região Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488Palavras-chave:
Políticas Públicas, Financiamento da Educação, Programa dinheiro direto na escolaResumo
O presente artigo buscou analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na região Nordeste, a partir da análise de cobertura espacial do Programa no ano de 2020. A abordagem espacial da execução do PDDE possibilitou identificar possíveis desigualdades no acesso a serviços de melhoria estrutural e/ou pedagógicas das escolas em decorrência da sua localização territorial (áreas urbana e rural). A análise descritiva e inferencial (utilizando modelos de estimação pelo método dos mínimos quadrados) foi focada nas unidades gestoras pertencentes às redes públicas municipais dos estados da região Nordeste. Os achados da pesquisa empírica sugerem possível efeito da alocação desses recursos para o combate ao analfabetismo entre crianças e jovens na região, enfatizando assim a importância do PDDE como um importante vetor de contribuição para a cidadania em uma região marcada pelas desigualdades socioeconômicas.
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