Contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freiriana para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40679Palavras-chave:
Ensino, Princípios, Maiêutica, Sócrates, Paulo FreireResumo
Este artigo é um oriundo de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo da pesquisa foi inves-tigar contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freireana para o ensino. Pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, neste trabalho sintetiza-se resultados da pesquisa bibliográfica. Realizou-se análise textual discursiva. Do entrelaçamento das principais obras de Platão, sobre Sócrates, e de Paulo Freire, emergiram quatro categorias, denominadas princípios pedagógicos: o diálogo; a libertação; professor “fecundador” e “parteiro” e centralidade no aluno. A partir da análise das obras e do aprofundamento dos princípios, conclui-se que Sócrates e Paulo Freire, em contextos históricos distantes, apresentam metodologias a contribuir para o desenvolvimento de um ensino fomentador de sujeitos críticos. Entende-se que este estudo auxilia a enfrentar os diversos desafios no ensino brasileiro, podendo inspirar outros professores a fecundar e a partejar novas possibilidades pedagógicas, além de fortalecer a compreensão que o ensino pode ser libertador.
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