Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Sucesso Escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34052Palavras-chave:
IDEB, Escola Pública, Avaliação Educacional, Qualidade da Educação, Sucesso EscolarResumo
O estudo objetiva construir um “perfil” dos fatores explicativos das escolas ditas de sucesso na perspectiva do índice do IDEB, considerando os discursos dos dirigentes municipais de ensino, em uma cidade do Rio Grande do Norte. Consiste em uma abordagem qualitativa, que utiliza da técnica de análise de discurso foucaultiana. Os resultados apontam que o sucesso escolar está associado a diversos fatores, desde o compromisso profissional, a responsabilidade da família frente a educação dos filhos, as condições mínimas necessárias para a promoção de uma educação de qualidade, como a estrutura escolar. Reconhece que os índices não são suficientes para mensurar a qualidade do ensino e o sucesso de uma instituição. No entanto, os escores apontam caminhos na busca de melhorar a oferta da educação, pois estes não devem ter um fim em si mesmos, mas serem um aparato de diagnóstico e reflexão da prática desenvolvida pelos sujeitos escolares.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira. Disponível em: http://www.portal.inep.gov.br. Acesso em: 09 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 010172 de 09 de Janeiro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso: 09 out. 2016.
CARVALHO, Arlete Maria Cruz. Alcançando o sucesso escolar: fatores que auxiliam nesta conquista. Vertentes (UFSJ), v. 35, p. 69-76, 2010. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/arlena_carvalho.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2022.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 371-389, jul. - dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717. Acesso em: 11 fev. 2022.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GIACOMONI, Marcello Paniz; VARGAS, Anderson Zalewski. Foucault, a Arqueologia do Saber e a Formação Discursiva. Revista Veredas, Juiz de Fora, n. 4, p. 119-129, 2010. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2010/04/artigo-09.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
GONÇALVES, Sérgio Campos. O método arqueológico de análise discursiva: o percurso metodológico de Michel Foulcault. História e-História, Campinas/SP: NEE-UNICAMP, v. 1, 4 de fevereiro, p. 1-21, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000715.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
OLIVEIRA, Larissa Fernandes dos Santos; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Políticas De Avaliação Educacional no Brasil: Concepções e Desafios. In: Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 4., 2014. Anais [...]. Porto: Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), 2014. Disponível em: http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT6/GT6_Comunicacao/LarissaFernandaDosSantosOliveira_GT6_integral.pdf. Acesso: 08 mar. 2019.
PAZ, Fábio Mariano; RAPHAEL, Hélia Sônia. O Ideb e a qualidade da educação no ensino fundamental: fundamentos, problemas e primeiras análises comparativas. Omnia Humanas, v. 3, n. 1, 2010, p. 7-30, 2010. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/etic/article/view/1953. Acesso em: 11 fev. 2022.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução Marcelo Duarte. Porta Alegre: Sulina, 2011.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Novo SAEB: o que muda nas avaliações do MEC?. 6 Jul, 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/novo-saeb-o-que-muda-nas-avaliacoes-do-mec. Acesso: 09 mar. 2019.
VEIGA-NETO, Alfredo. Teoria e método em Michel Foucault (im) possibilidades. Cadernos de Educação, n.34, p. 83 - 94, set. – dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1635. Acesso em: 11 fev. 2022.
VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense. Estudos avançados, v. 21, n.60, p. 45-60, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/jWmmZWRqs4fvjFFjBHyZn8G/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 11 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciclene Alves da Silva; Maria Beatriz Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.