Avaliação em larga escala

uma contribuição da organização docente

Autores

  • Daianny Madalena Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Organização docente, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

Resumo

A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. W. Se avaliar o professor é a resposta. Qual é a pergunta? In: VEIGA, Ilma P. A.; CUNHA, Maria Isabel da (orgs). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1999. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).
ARROYO, M. G. Educação e Exclusão da Cidadania. In: BUFFA, E.; ARROYO, M. G.; NOSELLA, P. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da nossa época; v. 19).
BAUER, A.; SILVA, V. G. Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 16, n. 31, jan./jun. 2005. BONAMINO, A. C. Tempos de Avaliação Educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. (Coleção Educação e Sociedade).
BONEMY, H. (org.). Avaliação e determinação de padrões na educação latino-americana. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
_______. Portaria Ministerial nº 931, de 21 de março de 2005. Alteração do nome histórico do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB). Institui a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ARESC) – Prova Brasil. Brasília, 2005.
BUFFA, E. O público e o privado na educação brasileira do século XX. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. CNTE. Congresso Nacional de Unificação dos Trabalhadores em Educação. Cadernos de Resolução. Aracaju/SE, 1990, p. 01-08.
_______. XXIV Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. Cadernos de Resolução. Rio de Janeiro/RJ, 1993, p. 07-39.
_______. XXVII Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. Cadernos de Resolução. Goiânia/GO, 1999, p. 05-63.
_______. XXIX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. Cadernos de Resolução. Brasilia/DF, 2005, p. 03-64.
_______. XXX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. Cadernos de Resolução. Brasilia/DF, 2008a, p. 03-55.
_______. Estatuto. Brasilia/DF, 2008b, p. 29-44.
_______. V Conferência de Educação. Valparaíso/GO: CNTE, 1999, p. 24-80. CURY, C. J. A educação nas constituições brasileira. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. DIDONET, V. Plano Nacional de Educação. Brasília: Editora Plano, 2000.
FERREIRA, A. G.. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Revista Educação, PUC/RS, Porto Alegre, v 31, n. 2, maio/ago., 2006. FRANCO, C.; BONAMINO, A.; BESSA, N. (orgs). Avaliação da Educação Básica. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Editora Ática, 1997. IANNI, O. A idéia de Brasil moderno. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. INEP. [s/d]. Disponível em: . Acesso em 08 de junho de 2007.
_______. [s/d]. Disponível em: . Acesso em 15 de junho de 2008. GINDIN, J. J. Sindicalismo Docente e Estado: as práticas sindicais do magistério no México, Brasil e Argentina. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2006.
LAPOINTE, A. E. Por que uma Avaliação Nacional? Seminário Internacional de Avaliação da Educação – Avaliação educacional: Hora de Fazer, 1995. Brasília, DF: MEC – SEDIAE; Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO.
MELO, A. A. S. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina. Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2004. PDE. Proposta da sociedade brasileira. II Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte/MG, 1997, p. 03-79.
ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. O SAEB e a matriz curricular de referência em matemática. Reunião anual da ANPED, Caxambu/MG, 2000. Disponível em: . Acesso em 10 de junho de 2009.
SAVIANI, D. A política educacional no Barsil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
SOBREIRA, H. G. Alguns aspectos da reorganização do movimento dos professores públicos do estado do Rio de Janeiro (1977-1980). Educação e Sociedade, ano XXII, n. 77, dez. 2001. VALE, A. M. Educação popular na escola pública. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. (Coleção questões da nossa época, v.8).
_______. Diálogo e conflito: a presença do pensamento de Paulo Freire na formação do sindicalismo docente. São Paulo: Cortez, 2002.
VICENTINI, P. P. A profissão docente no Brasil: sindicalização e movimentos. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
VIEIRA, J. D. Mecanismos e instrumentos de gestão democrática: acertos e desacertos. Revista de Educação, Brasília: CNTE, ano IV, 1. ed, out. 1999.
VIOLA, E. S. A. Direitos humanos e democracia no Brasil. São Leopoldo/RS: Editora Unisinos. 2008.

Downloads

Como Citar

Costa, D. M. (2020). Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 102–120. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346