Sistema de avaliação e rendimento escolar do estado de São Paulo

uma abordagem na linha do tempo

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rafael Gabriel de Oliveira Junior Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

SARESP - Política educacional, Avaliação em larga escala, Avaliação de sistemas, Avaliação educacional

Resumo

Este artigo se debruça sobre a trajetória histórica do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). A partir de pesquisa bibliográfica, defende-se a existência de três momentos em seu ascendente percurso enquanto principal política avaliativa em larga escala do estado. O primeiro se refere à sua formação identitária; o segundo caracteriza-se pela instabilidade gerencial, com destaque para as trocas no comando no governo paulista e o terceiro, pela estabilidade em um contexto de hiperpragmatismo gerencial.

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Como Citar

Calderón, A. I. ., & Junior, R. G. de O. . (2020). Sistema de avaliação e rendimento escolar do estado de São Paulo: uma abordagem na linha do tempo. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(2), 62–77. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32344