O movimento norte-americano de reforma educacional

sinopse de sua evolução, desafios e associação com as habilidades do século 21

Autores

  • Luís A. Fajardo Pontes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Reforma educacional nos Estados Unidos, Sistemas de prestação de contas educacionais, Habilidades do século 21

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever em linhas gerais algumas características marcantes das reformas que se vêm discutindo e implementando nos Estados Unidos, com vistas a promover um aumento da qualidade e da equidade educacional naquele país. Analisar-se-ão aqui, com um pouco mais de detalhe, dois mecanismos específicos de discussão e promoção dessas reformas. Um deles é a adoção de sistemas de prestação de contas baseados em resultados de testes em larga escala de habilidades acadêmicas específicas dos alunos. Outro refere-se à considerável atenção que vêm recebendo as chamadas habilidades do século 21. Observa-se então como o debate e a prática das reformas e dos sistemas de avaliação vêm evoluindo ao longo das últimas décadas. E igualmente disserta-se sobre o modo como eles vêm influenciando o estudo das habilidades do século 21, bem como vêm sendo por este influenciados. Algumas constatações do texto explicitam uma série de avanços e problemas das recentes reformas e sistemas de avaliação nos EUA. E outras relacionam essas características à maneira como o debate acerca das novas competências vem se incorporando a essa discussão, vista como de interesse estratégico para os Estados Unidos.

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Referências

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Como Citar

Pontes, L. A. F. . (2020). O movimento norte-americano de reforma educacional: sinopse de sua evolução, desafios e associação com as habilidades do século 21. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(1), 149–166. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32040

Edição

Seção

Opinião e debate