O movimento norte-americano de reforma educacional
sinopse de sua evolução, desafios e associação com as habilidades do século 21
Palabras clave:
Reforma educacional nos Estados Unidos, Sistemas de prestação de contas educacionais, Habilidades do século 21Resumen
Este artigo tem por objetivo descrever em linhas gerais algumas características marcantes das reformas que se vêm discutindo e implementando nos Estados Unidos, com vistas a promover um aumento da qualidade e da equidade educacional naquele país. Analisar-se-ão aqui, com um pouco mais de detalhe, dois mecanismos específicos de discussão e promoção dessas reformas. Um deles é a adoção de sistemas de prestação de contas baseados em resultados de testes em larga escala de habilidades acadêmicas específicas dos alunos. Outro refere-se à considerável atenção que vêm recebendo as chamadas habilidades do século 21. Observa-se então como o debate e a prática das reformas e dos sistemas de avaliação vêm evoluindo ao longo das últimas décadas. E igualmente disserta-se sobre o modo como eles vêm influenciando o estudo das habilidades do século 21, bem como vêm sendo por este influenciados. Algumas constatações do texto explicitam uma série de avanços e problemas das recentes reformas e sistemas de avaliação nos EUA. E outras relacionam essas características à maneira como o debate acerca das novas competências vem se incorporando a essa discussão, vista como de interesse estratégico para os Estados Unidos.
Descargas
Citas
BRINKLEY, A. American History: A Survey, I. New York: McGraw Hill, 2009.
BROOKE, N. (org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
CHUNG, C.; REIMERS, F. GEI2 Singapore workshop: 21CC & US. Apresentação inédita no Encontro Internacional sobre Competências do Século 21 de Singapura, 2014.
COMER, J. P. Leave no child behind: preparing today's youth for tomorrow's world. Connecticut: Yale University Press, 2004.
GARDNER, D. et al. A nation at risk: the imperative for educational reform. Disponível em: <http://datacenter.spps.org/uploads/sotw_a_nation_at_risk_1983. pdf>. Acesso em 30 jan. 2015.
RAVITCH. D. Vida e morte do grande sistema escolar Americano: como os testes padronizados e o modelo de Mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
US DEPARTMENT OF LABOR. What work requires of schools: a SCANS report for America 2000. Disponível em: <http://wdr.doleta.gov/SCANS/whatwork/whatwork.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.
US SECRETARY OF EDUCATION. No child left behind: a desktop reference 2002. Disponível em: <http://www2.ed.gov/admins/lead/account/nclbreference/ reference.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.