Os desafios da gestão escolar na implantação do Programa Primeira Escola em duas unidades infantis: limites e possibilidades
Palavras-chave:
Educação Infantil, Programa Primeira Escola, UMEI, Abandono EscolarResumo
Este trabalho analisou os critérios de distribuição de vagas da Educação Infantil e seus impactos na gestão das Unidades Municipais de Educação Infantil – UMEIs, com foco em duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte: UMEI Delfim Moreira e UMEI Timbiras. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e verificou-se que a alta taxa de abandono de matrículas nas turmas é uma realidade, gerando impacto administrativo e pedagógico. Para a reversão desse fenômeno nas escolas, a pesquisa apontou que o contexto da prática de implementação do Programa Primeira Escola deve sofrer modificações.
Downloads
Referências
BELO HORIZONTE. Lei n. 8.679, de 11 de novembro de 2003. Cria as unidades municipais de educação infantil e o cargo de Educador Infantil, altera as Leis n. 7.235/96 e 7.577/98 e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 2003.
________. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Subsídios
para o projeto político-pedagógico da educação infantil. Belo Horizonte: PBH,2001.
________. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Proposições curriculares para educação infantil rede municipal de educação e creches conveniadas com a PBH. 2009. Disponível em: <http://portalpbh.pbh. gov.br/pbh/ecp/comunidade.do? evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal& app=educacao&tax=8489&lang=pt_BR&pg=5564&taxp=0&idConteudo=34457&chPlc=34457>. Acesso em: mar. 2012.
________. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Guia da SMED: atribuições, serviços, procedimentos gerências, coordenações, núcleos, projetos, programas, endereços, escolas municipais, unidades municipais de educação infantil, creches. 2011. Disponível em: <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc =ecpTaxonomiaMenuPortal&app=educacao&lang=pt_BR&pg=5564&tax=28292>. Acesso em: 03 jun. 2013.
BRASIL. Constituição. (1988) Constituição da República Federativa do Brasil.Brasília: Senado Federal/Centro Gráfico, 1988.
________. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Decênio 2011-2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acesso em: set. 2013.
_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
________. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 107, p. 7-40, jul. 1999.
SARAIVA, A. M. A. Abandono escolar. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
VILANOVA, Laisa Kelly. O Programa Primeira Escola da Prefeitura de Belo Horizonte: uma análise dos critérios de acesso às Unidades Municipais de Educação Infantil. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
VIANA, Iara Azevedo Vitelli. Investimento produtivo em educação no Brasil: educação infantil para crianças pobres. 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) – Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro,2012.