Os desafios da gestão escolar na implantação do Programa Primeira Escola em duas unidades infantis: limites e possibilidades

Autores/as

  • Vânia Lúcia da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Educação Infantil, Programa Primeira Escola, UMEI, Abandono Escolar

Resumen

Este trabalho analisou os critérios de distribuição de vagas da Educação Infantil e seus impactos na gestão das Unidades Municipais de Educação Infantil – UMEIs, com foco em duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte: UMEI Delfim Moreira e UMEI Timbiras. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e verificou-se que a alta taxa de abandono de matrículas nas turmas é uma realidade, gerando impacto administrativo e pedagógico. Para a reversão desse fenômeno nas escolas, a pesquisa apontou que o contexto da prática de implementação do Programa Primeira Escola deve sofrer modificações.

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Cómo citar

Silva, V. L. da . (2020). Os desafios da gestão escolar na implantação do Programa Primeira Escola em duas unidades infantis: limites e possibilidades. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(1), 118–136. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32038

Número

Sección

Pesquisa aplicada