Obrigatoriedade da pré-escola em perspectiva

avaliação do atendimento no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Bruno Tovar Falciano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Fernanda Rezende Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32019

Palavras-chave:

Educação Infantil, Obrigatoriedade, Avaliação

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar os efeitos decorrentes da obrigatoriedade escolar na Educação Infantil a partir da EC nº 59/2009 (BRASIL, 2009a). Foram adotadas como unidade de estudo as redes municipais de ensino do estado do Rio de Janeiro, buscando observar se a população de 4 e 5 anos de idade foi atendida e como ocorreu este atendimento. Para tanto, como escolha metodológica, optou-se pela construção de uma amostra ancorada na seguinte indagação: municípios com população e PIB semelhantes têm o mesmo grau de expansão do atendimento? A partir de uma amostra de 16 municípios, foi possível conhecer as características do atendimento à pré-escola e suas formas de expansão – ensino público, privado ou conveniado, infraestrutura e, por fim, os impactos da expansão no atendimento à creche. As análises foram elaboradas a partir de dados quantitativos, como os microdados do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Falciano, B. T., & Nunes, M. F. R. (2020). Obrigatoriedade da pré-escola em perspectiva: avaliação do atendimento no estado do Rio de Janeiro. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 1047–1063. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32019