A restituição como processo central na avaliação de contexto

Autores

  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32014

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Restituição, Avaliação de contexto, Participação

Resumo

A intenção do presente artigo é discutir os desafios e potencialidades da “restituição” a partir da abordagem avaliativa de contexto. Nesta abordagem avaliativa, restituir implica uma função específica do formador, que também atua como avaliador externo e constitui-se uma etapa do processo. Entende-se a restituição numa lógica negocial, participativa, formativa; na antinomia à lógica excludente e classificatória, muitas vezes associada à escola e à avaliação, potencializando a participação democrática, a emancipação e o fortalecimento da profissionalidade docente.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Moro, C. (2020). A restituição como processo central na avaliação de contexto. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 961–977. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32014