Avaliação da aprendizagem na educação infantil

estudo de caso em um município brasileiro

Autores

  • Bruna Ribeiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32010

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Educação infantil, Avaliação de crianças

Resumo

O presente artigo visa a socializar parte dos resultados advindos de um estudo de caso de caráter exploratório que teve por objetivo investigar as variáveis intervenientes no processo de avaliação da aprendizagem das crianças em um município brasileiro, com vistas a produzir insumos que contribuam para fomentar o debate na área da educação infantil. Os dados provenientes do estudo evidenciam nuances e apontam interfaces importantes a serem levadas em consideração, como currículo-avaliação e avaliação educação infantil-ensino fundamental, bem como problematiza políticas de responsabilização dos profissionais, apontando como perspectivas as políticas de participação. O estudo conclui evidenciando alguns desafios a serem superados e propõe caminhos a serem explorados com vistas à construção e consolidação de uma avaliação da aprendizagem na educação infantil alinhada às finalidades dessa etapa.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Ribeiro, B. (2020). Avaliação da aprendizagem na educação infantil: estudo de caso em um município brasileiro. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 917–939. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32010