Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave:
Baixo rendimento acadêmico, Retenção e evasão no ensino superior, Melhoria do desempenho acadêmicoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é investigar as causas dos índices preocupantes de retenção e evasão escolares no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da estrutura de pré-requisitos do referido curso, têm sido verificados casos frequentes de baixo rendimento acadêmico, especialmente nas disciplinas iniciais. A retenção nessas disciplinas tem dificultado a evolução do acadêmico dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato de o estudante não apresentar essa evolução contribua para os casos de evasão. Após a investigação dos fatores que têm causado essa situação educacional preocupante, a pesquisa pretende propor ações de intervenção que visem à melhoria do desempenho dos alunos, permitindo-lhes concluir com êxito e no tempo permitido o seu curso, reduzindo os casos de reprovação e abandono escolar.
Downloads
Referências
BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: Uma discussão bibliográfica. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772011000200007&script=sci_arttext>. Acessoem: 22 set. 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto n° 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- REUNI. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm.>Acesso em:17 abr. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 1996. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2011-2020. Projeto de Lei 8035, 010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107>. Acesso em: 22 mar. 2014.
SOARES, T. C. et. al. REUNI e as fontes de financiamento das universidades federais brasileiras. 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/36771/Reuni%20e%20as%20fontes%20de%20financiamentos%20das%20universidades%20federais%20brasileiras.pdf?-sequence=1>. Acesso em: 14 maio 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Coordenação dos Bacharelados Interdisciplinares – Pró-Reitoria de Graduação. Disponível em: <http://www.ufjf.br/bi/como-ingressar-nos-bis/>. Acesso em: 19 jan. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Grade curricular do curso de ciências exatas. Disponível em:<http://www.ufjf.br/cienciasexatas/files/2009/11/Grade-do-Bacharelado-de-CE.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Graduação em Ciências Exatas.Disponível em: <http://www.ufjf.br/cienciasexatas/files/2009/11/Grade-do-Bacharelado-de-CE.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Regimento geral da UFJF.Disponível em: <http://www.ufjf.br/prorh/files/2008/08/regimentogeral.pdf>.Acesso em: 18 jun. 2014.