Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora

Autores

  • Bruno César de Nazareth Ciribelli Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Clécio da Silva Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Baixo rendimento acadêmico, Retenção e evasão no ensino superior, Melhoria do desempenho acadêmico

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é investigar as causas dos índices preocupantes de retenção e evasão escolares no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da estrutura de pré-requisitos do referido curso, têm sido verificados casos frequentes de baixo rendimento acadêmico, especialmente nas disciplinas iniciais. A retenção nessas disciplinas tem dificultado a evolução do acadêmico dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato de o estudante não apresentar essa evolução contribua para os casos de evasão. Após a investigação dos fatores que têm causado essa situação educacional preocupante, a pesquisa pretende propor ações de intervenção que visem à melhoria do desempenho dos alunos, permitindo-lhes concluir com êxito e no tempo permitido o seu curso, reduzindo os casos de reprovação e abandono escolar.

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Como Citar

Ciribelli, B. C. de N. ., & Ferreira, C. da S. . (2020). Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 13–23. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971

Edição

Seção

Pesquisa aplicada