Responsabilização em educação

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Autores

  • Clayton Sirilo do Valle Furtado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Eduardo Magrone Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Bonificação Educacional, Responsabilização em Educação, Avaliação Educacional, Eficácia Escolar

Resumo

Em meio ao crescente emprego de políticas de bonificação em Educação no Brasil, surge a necessidade de discutir melhor esse tema. Nesse caso, o debate é salutar, partindo desde os conceitos e seus principais mecanismos de funcionamento, até chegar ao terreno contestado, permeado por críticas, tanto de origens mais doutrinárias quanto de origens mais pragmáticas. Uma discussão fundamental se faz presente em relação ao possível estreitamento curricular como um efeito não desejado dessas políticas. Além disso, é importante ressaltar as pesquisas sobre os efeitos das políticas de responsabilização, que já foram realizadas, inclusive no Brasil. Assim, com base em discussões e evidências, espera-se que os gestores possam avaliar os aspectos dos sistemas de bonificação existentes, bem como empregar esforços no sentido de otimizar políticas futuras.

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Como Citar

Furtado, C. S. do V. ., & Magrone, E. . (2020). Responsabilização em educação: mapeando elementos. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 62–82. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31965