Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional

uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã

Autores

  • Tatiana Oliveira Couto Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Álisson de Almeida Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Campos Cunha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eduardo Magrone Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Reprovação escolar, Educação Profissional, Instituto Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a reprovação escolar no Ensino Médio profissional, especificamente no contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados em análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevista com os gestores e aplicação de questionários a professores e estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstram que discentes e docentes atribuem principalmente aos alunos a responsabilidade pela reprovação escolar na instituição, embora saibamos que ela está relacionada a uma série de fatores. Conclui-se que vários aspectos devem ser abordados, visando melhorar o rendimento escolar dos estudantes, especialmente a necessidade de aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico e torná-lo mais efetivo.

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Como Citar

Silva, T. O. C. ., Santos, Álisson de A. ., Cunha, P. C. ., & Magrone, E. (2020). Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 42–61. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31961