Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional
uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã
Keywords:
Reprovação escolar, Educação Profissional, Instituto Federal do ParanáAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a reprovação escolar no Ensino Médio profissional, especificamente no contexto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados em análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevista com os gestores e aplicação de questionários a professores e estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstram que discentes e docentes atribuem principalmente aos alunos a responsabilidade pela reprovação escolar na instituição, embora saibamos que ela está relacionada a uma série de fatores. Conclui-se que vários aspectos devem ser abordados, visando melhorar o rendimento escolar dos estudantes, especialmente a necessidade de aprimorar o processo de acompanhamento pedagógico e torná-lo mais efetivo.
Downloads
References
_______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p.1, 30/12/2008.
_____. Lei n º 12.061 de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4o e o inciso VI do art. 10 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12061. htm>. Acesso em: 18 set. 2015.
_______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal- -144468-pl.html Acesso em: 20 set. 2014.
_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Indicadores educacionais – Educação Básica – Taxas de distorção idade-série no Brasil, 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais>. Acesso em: 29 mar. 2014.
FELICIO, Fabiana de. Fatores Associados ao Sucesso Escolar: Levantamento, Classificação e Análise dos Estudos Realizados no Brasil. Fundação Itaú Social, 2010. Disponível em: M<http://www.fundacaoitausocial.org.br/_arquivosestaticos/FIS/pdf/fase_ultima_versao.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2015.
IFPR CAMPUS IVAIPORÃ. PPP - Plano Político-Pedagógico. Ivaiporã, 2014.
OBSERVATÓRIO DO PNE. Metas do PNE - 2014. Disponível em: <http://www. observatoriodopne.org.br/>. Acesso em: 20 jan. 2015.
PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar? Não, obrigado. Jornal O Estadão, 2002. Disponível em: <http://www.sinpeem.com.br/sites/arquivos/downloads/ reprovacaoescolar14092013.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2015.
_____. Reprovação Escolar, renúncia à educação. 2. ed. São Paulo: Xamã, 2003. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/conteudo- -tpe/1479/anuario-brasileiro-da-educacao-basica-2013/>. Acesso em: 15 abr.2014.
UNESCO. Educação de Qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: UNESCO, OREALC, 2008. Disponível em: <http://unesdoc. unesco.org/images/0015/001505/150585por.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
_____. Educação - índice de reprovações - 2012. Disponível em: <http://data.uis.unesco.org/Index.aspx?DataSetCode=EDULIT_DS&popupcustomise=true&lang=en>. Acesso em: 10 mar. 2015.
_____. Opportunities lost: The impact of grade repetition and early school leaving. Global EducationDigest, 2012. Disponível em: <http://www.uis.unesco. org/Education/Documents/ged-2012-en.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2015.