Gestão escolar democrática e descentralização de poder
Palavras-chave:
Gestão escolar, Descentralização de poder, Gestão democráticaResumo
O presente estudo apresenta como reflexão o processo de descentralização de poder necessário para uma gestão escolar democrática, em que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de gestão e manutenção da escola sejam participativos e atuantes. Para tanto, analisa como um modelo de gestão deve ser elaborado e posto em prática para que haja a efetiva participação de todo o corpo docente, discente, dos funcionários e de toda a comunidade. Discutimos as incumbências do gestor nesse processo e as características profissionais necessárias para um gestor desenvolver um bom trabalho. Foi feita uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Marques (2006), Lück (2009), entre outros, procurando demonstrar a importância de uma gestão escolar descentralizada e democrática, como forma de garantir, como produto final, a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
COSTA, Vera Lúcia Cabral (org.) Descentralização da Educação - Novas For¬mas de Coordenação e Financiamento. São Paulo: FUNDAP/Cortez, 1999.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã, São Paulo: Cortez, 1999
LEITE, Acenilia de oliveira Felix. Princípios Da Gestão Escolar Democráti¬ca. Sociedade Universitária Redentor – Faculdade Redentor. Leopoldina, MG, 2012. Disponível em: <http://www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publica-coes/04122012Acenilia%20de%20oliveira%20Felix%20Leite%20-%20TCC. pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Editora alternativa. 2003.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MARQUES, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descen¬tralização da gestão escolar. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.53, p. 507-526, out./dez. 2006.