Gestão escolar democrática e descentralização de poder

Autores/as

  • Nayara Rios Cunha Salvador Universidade Cândido Mendes

Palabras clave:

Gestão escolar, Descentralização de poder, Gestão democrática

Resumen

O presente estudo apresenta como reflexão o processo de descentralização de poder necessário para uma gestão escolar democrática, em que todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de gestão e manutenção da escola sejam participativos e atuantes. Para tanto, analisa como um mode­lo de gestão deve ser elaborado e posto em prática para que haja a efetiva participação de todo o corpo docente, discente, dos funcionários e de toda a comunidade. Discutimos as incumbências do gestor nesse processo e as características profissionais necessárias para um gestor desenvolver um bom trabalho. Foi feita uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Marques (2006), Lück (2009), entre outros, procurando de­monstrar a importância de uma gestão escolar descentralizada e democrática, como forma de garantir, como produto final, a aprendizagem dos alunos.

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Citas

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Cómo citar

Salvador, N. R. C. (2020). Gestão escolar democrática e descentralização de poder. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(2), 45–52. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31957